- Cultura - Conjunto de conhecimentos, crenças, hábitos, valores, normas, etc, próprios duma determinada comunidade ou grupo social e que passa de geração em geração.
- Padrões Culturais - Conjunto de comportamentos comuns aos membros duma determinada cultura ou grupo social (gastronomia, artes, vestuário, etc...)
- Relatividade Cultural - Designa a existência duma pluralidade de normas, hábitos, comportamentos, etc.. duma comunidade e que, consequentemente, implica diferentes formas de agira, pensar ou sentir, por parte dos seus elementos
- Aculturação - Interiorização de normas e padrões culturais que não fazem parte da cultura original. Pode tratar-se duma cultura por reintegração (onde o resultado é uma mistura da cultura anterior com a nova) ou duma cultura por destruição (de onde resulta apenas uma cultura: a nova).
Socialização
É o processo contínuo e dinâmico de aprendizagem e integração social desde que se nasce até que se morre.
- Socialização Primária - Ocorre durante a infância e adolescência, sendo agentes de socialização a família, os jardins de infância, as escolas, os grupos, etc...
- Socialização Secundária - Compreende o processo de integração do indivíduo nas situações específicas que vão ocorrendo ao longo da sua vida, sendo que o sujeito se vê obrigado a adoptar novos modos de agir. Ex.: Mudar de emprego; casar; ter filhos; etc...
Grupos
Um grupo é uma unidade social ou conjunto de indivíduos, mais ou menos estruturado, com objectivos e interesses comuns e cujos elementos estabelecem entre si relações, ou seja, interagem.
Assim, para que um conjunto de pessoas constitua um grupo é necessário que estas:
- Partilhem obectivos comuns;
- Interajam com frequência;
- Sigam as mesmas normas e valores;
- Participem de um sistema de papéis (diferentes funções);
- Cooperem para atingir determinado objectivo;
- Reconheçam e sejam reconhecidos pelos outros como pertencentes ao grupo.
Existem dois tipos de grupos:
- Grupos Primários - Grupos de pequenas dimensões, caracterizados fundamentalmente por motivações afectivas. A comunicação é directa, face a face. As relações são muito frequentes, caracterizando-se pela informalidade e espontaneidade. Ex.:Familia, turma, grupo de amigos...
- Grupos Secundários - Grupos de maiores dimensões onde a comunicação e as relações estabelecidads não são directas. O relacionamento está marcado pela formalidade e impessoalidade e é determinado pelos papés desempenhados. Ex.:Empresas, sindicatos, partidos políticos...
Liderança
É o processo de exercer influências sobre um indivíduo ou grupo de indivíduos nos esforços para a realização de objectivos em determinadas situações.
Segundo a psicologia social aprendida, existem 3 formas de liderança:
- Liderança autoritária - Na qual o líder toma decisões sem consultar o grupo. Afixa as tarefas de cada um e determina o modo de as concretizar. Não há iniciativaconflitos, atitudes de agressividade, frustação, submissão, desinteresse, etc.... A productividade é elevada mas a realização das tarefas não é acompanhada de satisfação.
- Liderança permissiva - O líder funciona como elemento do grupo mas só intervém se for solicitado. É o grupo que levanta problemas, discute as soluções e decide. O líder não intervém na divisão de tarefas, limitando-se a fornecer informações quando necessário. Quando o grupo não tem capacidade de auto-organização podem surgir discussões, sendo o desempenho pouco satisfatório.
- Liderança democrática - O grupo participa na discussão de programação do trabalho e na divisão das tarefas, sendo as decisões tomadas colectivamente. O líder assume uma atitude de apoio e integra-se no grupo, sugerindo alternativas, sem no entanto se impor. É objectivo nas suas apreciações e, dado um problema, pressente o que se está a passar e toma as atitudes adequadas para ajudar o grupo a ultrapassá-lo, A productividade é boa e há uma maior satisfação e creatividade no desempenho das tarefas, bem como uma maior intervenção pessoal e desenvolvimento de solidarieade entre os participantes.
Redes de Comunicação
Referem-se a canais através dos quais cada elemento do grupo pode comunicar com os outros elementos desse mesmo grupo.
Temos as redes centralizadas e as redes descentralizadas:
- Redes Centralizadas - Toda a comunicação dos elementos do grupo passa forçosamente por um elemento que decide como (e se) a passa aos restantes elementos. A informação circula rapidamente e com poucos erros (a chamada distorção), embora o nível de satisfação seja baixo. Ex.:Rede em estrela ou em "y".
- Redes Descentralizadas - A comunicação circula entre todos os elementos do grupo que interagem livremente. A possibilidade de ocorrência de erros/distorções é maior, bem como a lentidão do processo, no entanto, é maior o grau de satisfação dos elementos.
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